A janela de socialização dos gatinhos é geralmente entre as 3 e as 16 semanas de idade. No entanto é possível socializar gatinhos mais velhos, dependendo da sua personalidade. Deixo-vos AQUI um folheto informativo feito por nós com informação e dicas sobre como socializar estes gatinhos. Estejam à vontade para partilhar com quem quiserem, é este o objectivo destes recursos!
O período de socialização em animais de companhia é o momento em que eles estão mais abertos e menos receosos a conhecer o seu ambiente, os seus irmãos de ninhada, mãe e outros animais da sua espécie, humanos ou mesmo outras espécies de animais. É uma época na vida de um cachorrinho ou gatinho em que proporcionar experiências diversas e positivas pode prevenir o desenvolvimento de respostas de medo e subsequentes problemas comportamentais.
Algumas dicas:
#1 – CONFINAMENTO – Limite/confine os gatinhos a um pequeno espaço com uma caixa de areia, comida e água e alguns esconderijos seguros a que se possa ter acesso facilmente, por exemplo uma transportadora ou uma caixa de cartão. Esconderijos são importantes para os gatos conseguirem superar as dificuldades de uma situação nova, por isso é fundamental incluí-los no seu espaço. Se a sua casa for barulhenta, é conveniente colocar um radio ou televisão ligados no quarto onde o gatinho está, quer para este se ir habituando aos sons normais de pessoas a falar, e ao mesmo tempo “mascarar” os sons assustadores que possam vir de outras divisões da casa.
#2 – CALMA E SUAVIDADE – Faça movimentos lentos e fale baixo quando se aproximar do gatinho. Coloque-se ao nível onde este está, por exemplo ajoelhando-se ou mesmo deitando-se junto dele. Não olhe fixamente para ele e tente olhar um pouco para o lado e observe o gato apenas pela visão lateral. Os gatos não gostem que fixem o olhar e apreciam o pestanejar, para eles é sinónimo de tranquilidade.
#3 – TEMPO – Não force o gatinho a interagir e não lhe tente pegar ou fazer festas ao princípio. Passe pelo menos 2 horas por dia com o gatinho, apenas a falar ou a ler para ele, para que se habitue à sua presença.
#4 – COMIDA DELICIOSA – O caminho para o coração do gatinho é pela comida! Dê-lhe comida apenas quando estiver presente, para que ele o associe a algo bom. Se estiver escondido, tente aliciá-lo a sair com comida húmida numa colher. Não tente fazer-lhe festas até que ele esteja a comer perto de si consistentemente nas últimas refeições. Tente fazer as refeições sensivelmente à mesmo hora, para que o gatinho já esteja à sua espera.
#5 – BRINCADEIRA – Os brinquedos são uma forma divertida de um gatinho criar laços consigo, servindo também para fazer exercício e para aumentar a sua confiança. Brinquedos de varinha são ótimos para atrair o gatinho para perto de si, quase sem ele dar conta. Deixe também alguns brinquedos para ele brincar enquanto estiver sozinho. Após uma sessão de brincadeira em que o gatinho se aproximou de si ou se deixou tocar, recompense-o com comida húmida ou com um snack!
Socializar gatinhos é um processo que envolve tempo, paciência e persistência. Envolve interação diária com os gatinhos de pelo menos duas horas por dia, divididos por várias visitas. Não é um processo fácil, mas é muito recompensador!
RCMC
Baseado em
https://www.avma.org/sites/default/files/resources/socialization_puppies_kittens.pdf
Adopting a Fearful Kitten